EAD - Estratégias para avaliação e promoção de resiliência
search
  • EAD - Estratégias para avaliação e promoção de resiliência

EAD - Estratégias para avaliação e promoção de resiliência

R$ 229,00
Impostos inclusos
EAD do curso Estratégias para avaliação e promoção de resiliência

Depois de finalizada a compra, o curso será liberado em até um dia útil. Entraremos em contato via e-mail ou telefone.

Quantidade

Curso EAD Estratégias para avaliação e promoção de resiliência

 

Objetivos

Apresentar o conceito de resiliência sustentam a discussão sobre sua natureza como traço habilidade.

 

Carga Horária

4 horas

 

Público-alvo

Psicólogos e estudantes de psicologia a partir do 4° semestre

 

Programa:

1. Representação social da Resiliência

2. Conceito de resiliência

3. Benefícios da resiliência

4. Polêmicas sobre o conceito de resiliência

5. Medidas de avaliação da resiliência

6. Propostas de intervenção para desenvolvimento da resiliência

7. Exemplos de prática de intervenção em contexto clínico e organizacional

 

Módulo 1

Este módulo aborda as representações sociais sobre a resiliência e o conceito científico da resiliência psicológica, desde o primeiro estudo desenvolvido sobre o tema, em 1971, por Werner, Bierman e French. Além disso, aborda a relação da resiliência com o trauma e os benefícios já identificados em estudos científicos em pessoas com maiores níveis de resiliência.

Módulo 2

Este módulo aborda um ponto de discussão entre os teóricos da resiliência sobre a natureza desse construto enquanto traço de personalidade ou habilidade que pode ser desenvolvida. Também problematiza a implicação dessa dúvida para a prática em Psicologia.

 

Módulo 3

Este módulo foca nos instrumentos para mensuração da resiliência mais utilizados no Brasil, suas principais características, populações a que se destinam e aspectos avaliados.

 

Módulo 4

Este módulo aborda propostas de intervenção para desenvolvimento do nível de resiliência em diferentes contextos, além de  algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos profissionais como facilitadores desse trabalho.

 

Ministrante

Psicóloga Drª Sabrina Martins Barroso - Psicóloga (2004) pela Universidade Federal de São João Del Rei., mestre em Psicologia (2006) e doutora em Saúde Pública (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Desenvolvimento Humano (2005), Avaliação Psicológica (2021) e Terapia Cognitivo-comportamental (2022). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Bolsista Produtividade do CNPq. 

Autora/organizadora de diversos livros nas áreas de Avaliação Psicológica, Saúde Mental, Intervenção em abordagem Cognitivo-Comportamental e Pesquisa em Psicologia, além de dezenas de capítulos de livro e artigos científicos sobre tais temas. Autora dos materiais para intervenção clínica: Memorex, para treino cognitivo de idosos; Jogo da Resiliência; Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes; Baralho das emoções: representação e psicoeducação para adultos e idosos; Cards Intimidade e sexualidade na maturidade: 100 perguntas para a clínica com idosos, Baralho de vivências e reações a violência/bullying na escola e Baralho de Temas sobre Adoção. Criadora do site/sistema Psicologia na Prática (www.psicologianapratica.com).

 

Acesso ao curso

Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.

**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.

***Curso totalmente on-line:

• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;

•  Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;

• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);

• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;

•  O curso não contempla materiais impressos.

****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.

Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.