EAD - Avaliação psicológica de idosos: como planejar e executar
search
  • EAD - Avaliação psicológica de idosos: como planejar e executar

EAD - Avaliação psicológica de idosos: como planejar e executar

R$ 279,00
Impostos inclusos

EAD - Avaliação psicológica de idosos: como planejar e executar

Depois de finalizada a compra, o curso será liberado em até um dia útil. Entraremos em contato via e-mail ou telefone.

Quantidade

Objetivos

Apresentar aspectos teóricos e algumas habilidades profissionais importantes para a avaliação psicológica de idosos, bem como os motivos mais frequentes para buscarem avaliação psicológica para idosos no Brasil. Além disso, busca capacitar os cursistas para cuidados específicos requeridos ao avaliar pessoas idosas, apresenta os instrumentos mais utilizados para avaliar idosos no Brasil em diversos aspectos e pontos relevantes para a montagem do laudo e da entrevista de devolução dos resultados da avaliação.

 

Carga Horária

5 horas

 

Público-alvo

Psicólogos e estudantes de psicologia a partir do 4° semestre

 

Programa:

1. Contextualização sobre envelhecer e o envelhecimento populacional

2. Contextualização sobre as mudanças do paradigma sobre o envelhecer

3. Aspectos mais frequentes para avaliação de idosos brasileiros (comunitários e institucionalizados)

4. Cuidados específicos para planejar a avaliação de idosos

5. Sensibilizar a percepção das(os) profissionais para representações sociais e crenças idadistas

6. Aspectos relevantes para pensar a entrevista com os idosos e a participação de informantes externos durante a avaliação

8. Aspectos relevantes ao escolher instrumentos para avaliação de idosos

9. Instrumentos disponíveis e de uso frequente e para avaliação de idosos no Brasil

10. Cuidados com a montagem dos laudos e realização das entrevistas de devolução dos achados

11. Exemplo de avaliação psicológica em contexto de Instituição de Longa Permanência para Idosos

 

Módulo 1: Contextualização do envelhecimento

Este módulo apresenta as estatísticas de aumento da população idosa e aspectos relevantes para compreender o envelhecer e as representações sociais sobre idosos e o envelhecimento.

 

Módulo 2: Preparação para avaliação psicológica de idosos

Este módulo apresenta os principais aspectos avaliados em idosos no Brasil. Além disso, aborda pontos importantes a considerar para planejar a avaliação de pessoas idosas, entre eles as possíveis fontes de informação e o potencial de incluir a independência funcionalentre os demais aspectos avaliados.

 

Módulo 3: Entrevista

Este módulo foca no papel da entrevista na avaliação psicológica de idosos, nos pontos importantes para compor o roteiro da entrevista e cuidados que podem auxiliar o avaliador a obter informações úteis para sua tomada de decisões.

 

Módulo 4: Instrumentos de avaliação

Este módulo aborda as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia sobre uso de instrumentos durante a avaliação psicológica e pontos importantes a considerar nos testes psicológicos existentes antes de escolhê-los para avaliar pessoas idosas. Além disso, apresenta alguns dos instrumentos mais utilizados para avaliação de idosos em contexto brasileiro.

 

Módulo 5: Montagem do laudo e da entrevista de devolução

Este módulo aborda os pontos definidos pelo Conselho Federal de Psicologia sobre a montagem de laudos e itens importantes para a entrevista de devolução dos resultados.

 

Módulo 6: Exemplo de avaliação psicológica

Este módulo aborda o exemplo de avaliação psicológica em contexto de Instituição de Longa Permanência para Idosos.

 

Ministrante

Psicóloga Drª Sabrina Martins Barroso - Psicóloga (2004) pela Universidade Federal de São João Del Rei., mestre em Psicologia (2006) e doutora em Saúde Pública (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Desenvolvimento Humano (2005), Avaliação Psicológica (2021) e Terapia Cognitivo-comportamental (2022). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Bolsista Produtividade do CNPq. 

Autora/organizadora de diversos livros nas áreas de Avaliação Psicológica, Saúde Mental, Intervenção em abordagem Cognitivo-Comportamental e Pesquisa em Psicologia, além de dezenas de capítulos de livro e artigos científicos sobre tais temas. Autora dos materiais para intervenção clínica: Memorex, para treino cognitivo de idosos; Jogo da Resiliência; Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes; Baralho das emoções: representação e psicoeducação para adultos e idosos; Cards Intimidade e sexualidade na maturidade: 100 perguntas para a clínica com idosos, Baralho de vivências e reações a violência/bullying na escola e Baralho de Temas sobre Adoção. Criadora do site/sistema Psicologia na Prática (www.psicologianapratica.com).

 

Acesso ao curso

Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.

**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.

***Curso totalmente on-line:

• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;

•  Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;

• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);

• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;

•  O curso não contempla materiais impressos.

****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.

Comentários (0)
Nenhuma avaliação de cliente no momento.