Baralho ABCDE - Estratégias de Educação Parental
Composição:
25 cartas;
1 Livro de Atividades;
1 Livro de Instruções.
Descrição
O Baralho ABCDE é um instrumento facilitador para psicoterapeutas e outros profissionais que atuam com famílias, com o objetivo de orientar pais e cuidadores sobre práticas parentais promotoras de resiliência na infância.
Objetivos
Instrumentalizar psicoterapeutas e demais profissionais da saúde e educação com orientações para pais;
Envolver pais e cuidadores de forma efetiva e longitudinal nas práticas psicoterapêuticas;
Buscar formas de agir preventivamente com cuidadores que buscam a educação parental como ferramenta de ação;
Promover interações saudáveis entre pais e filhos, bem como intervenções validantes no desenvolvimento emocional.
Público-alvo
Psicólogos, terapeutas, psiquiatras, professores, psicopedagogos, pais e cuidadores.
Autores
Marina Gusmão Caminha (CRP: 07/09903)
Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Docente na área de TCC. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância. Autora e Co-autora de mais de 20 obras na área das Terapias Cognitivas. Sócia Diretora do InTCC. Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC, presente em 15 cidades brasileiras. Coordenadora do NAES (Núcleo de Apoio às Escolas). Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente da equipe organizadora do antigo Concriad, atual Concriart – Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da Infância e Adolescência.
Renato Maiato Caminha (CRP: 07/05716)
Psicólogo, terapeuta cognitivo, mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS e doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área de Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Docente na área de TCC. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância e Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Professor convidado do Mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona. Autor e Co-autor de diversas obras na área das Terapias Cognitivas. Sócio diretor do InTCC. Diretor de Ensino do InTCC. Coordenador do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC, presente em 15 cidades brasileiras. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Atual membro da Diretoria da Sociedade Latino-Americana de Terapias Cognitivas (ALAPCO). Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente do antigo Concriad, atual Concriart- Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da Infância e Adolescência.
Raquel Barboza Lhullier (CRP 07/15446)
Psicóloga, terapeuta cognitivo-comportamental de crianças e adolescentes. Coordenadora do Instituto TRI de Educação Socioemocional, na cidade de Pelotas/RS. Autora e co-autora de livros para crianças, famílias e profissionais, dentro da abordagem cognitivo-comportamental. Certificada pela Mindful Schools/ Mindfulness para crianças e adolescentes. Formação Internacional de Instrutores de Mindfulness pelo Mindfulness Centre of Excellence e Iniciativa Mindfulness.
Ficha Técnica
Composição:
25 cartas;
1 Livro de Atividades;
1 Livro de Instruções.
1ª Edição
Ano de Publicação 2019