Jogo da Resiliência
Finalidades
O jogo – além de possibilitar novas formas de resolução de problemas, por meio da exposição de situações comuns da vida adulta – tem como objetivo desenvolver e trabalhar a Resiliência. Ademais, pode ser utilizado como meio para descontração em grupos cujos integrantes não se conhecem.
Diferenciais
Além de abordar uma das temáticas mais atuais e frequentes na psicologia, ele tem uma proposta lúdica e com ampla variedade de cartas, que, por sua vez, possibilita ao profissional selecioná-las conforme a demanda na qual pretende intervir.
Contextos de utilização
Este instrumento foi projetado para uso na área clínica, com indivíduos a partir de 16 anos.
Aplicação
A quantidade de jogadores pode variar de 2 a 6 participantes, que se nortearão por meio das instruções contidas no material (livro), juntamente com os critérios de pontuação que constam em cartas específicas, estas deverão ser distribuídas conforme o número de participantes.
Avaliação
O jogo tem como objetivo promover reflexões que englobam as diferentes ações de cada indivíduo no decorrer da partida, buscando a partilha de ideias e pontos de vista que podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e resiliência.
Composição
1 Livro de instruções (Vol.1)
1 Tabuleiro confeccionado em tecido
6 Peões de cores diferentes
1 Dado
150 cartas de situações de vida (cartas verdes)
150 cartas de situações-problema (cartas vermelhas)
30 cartas de habilidade (cartas amarelas)
42 cartas de ajuda (cartas azuis)
30 cartas de “a vida joga” (cartas rosas)
30 cartas opcionais (cartas multicoloridas)
6 cartas de resumo das regras de pontuação
Ficha de pontuação disponibilizada para download e impressão via endereço eletrônico.