Leve pra quem? Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte
Autores: Annelise Júlio-Costa, Isabella Starling-Alves, Andressa Moreira Antunes
ISBN: 978-65-84793-36-1
Edição: 1º
Ano: 2023
Editora: Ampla
O autismo nível 1 de suporte é leve para quem? As dificuldades sociais e comunicacionais no autismo nível 1 podem, sim, causar sofrimento para autistas e seus familiares. O autismo nível 1 de suporte é persistente. Ele é parte do perfil do indivíduo e não pode - e nem deveria - ser removido. Por fim, o autismo nível 1 de suporte importa. Importa para autistas, seus familiares e rede de apoio, profissionais da saúde e para a sociedade em geral. Neste livro, buscamos destacar e ressaltar idiossincrasias do autismo nível 1 de suporte.
Na primeira seção deste livro, apresentamos a definição do TEA nível 1, suas diretrizes diagnósticas de acordo com o DSM-5R e seu diagnóstico diferencial através da avaliação neuropsicológica. Na segunda seção, tratamos sobre a relação do TEA nível 1 com diferentes perfis sociodemográficos e cognitivos. Falamos sobre a manifestação do TEA nível 1 em mulheres e da relação do TEA nível 1 com altas habilidades, funções executivas, linguagem e comunicação social, aprendizagem escolar, reatividade sensorial, teoria da mente e sintomas internalizantes. Na terceira seção, abordamos aspectos relacionados a como autistas nível 1 interagem com o mundo à sua volta. Os temas abrangem inclusão escolar, sexualidade e relacionamentos e mercado de trabalho. Na quarta seção do livro, apresentamos intervenções não-medicamentosas para o TEA nível 1, em particular, orientação de pais e terapia cognitivo-comportamental. Fechamos o livro com um espaço para que o autismo nível 1 seja discutido por quem tem lugar de fala: autistas nível 1. Além de pesquisadores e profissionais da saúde com amplo conhecimento teórico e know-how relativo à caracterização, diagnóstico e intervenção clínica para o TEA nível 1, nosso time de autores conta com diversos autistas nível 1.
Esperamos que este livro informe profissionais de saúde, educadores, redes de apoio, familiares e autistas. Os desafios relacionados ao autismo, em particular às políticas públicas voltadas para o TEA nível 1 de suporte, são diversos. Sabemos que este livro é uma iniciativa pequena. Ainda assim, esperamos que ela seja significativa para minimizar o mito de que o TEA nível 1 é “leve”.