Manual de Atividades de Reabilitação Funcional da Cognição
ISBN: 978-65-89092-11-7
*92 páginas
Manual de Atividades de Reabilitação Funcional da Cognição
Um manual completo para terapeutas, profissionais e familiares que trabalham com pessoas com dificuldades cognitivas
A reabilitação envolve o ensino de habilidades básicas relacionadas às atividades cotidianas necessárias, para que os indivíduos tornem-se mais independentes com uma variedade de tarefas.
O objetivo deste manual é oferecer uma reabilitação funcional através de tarefas específicas, as instruções são descritas de maneira detalhada e podem ser administradas por familiares e profissionais.
Sumário
Orientação
1. Conversas para orientação
2. Revisar informações de orientação
3. Residência ou clínica 1
4. Residência ou clínica 2
5. Usando um calendário
6. Usando um relógio
7. Programação diária completa
8. Grupo de orientação
Conscientização
9. Déficits e impacto nas atividades diárias
10. Impacto dos déficits na independência
11. Pontos fortes individuais
12. Educação de déficits durante tarefas/atividades difíceis
13. Definição de metas
14. Pesquisa geral sobre saúde
15. Pesquisa sobre estilo de vida saudável
16. Dicas para dormir melhor
17. Conscientização sobre convulsões
18. Informações gerais sobre o cérebro
19. Pesquisa sobre medicação
20. Revisão de medicamentos e horários de medicação
21. Dicas e estratégias para lembrar-se de tomar medicamentos
22. Habilidades básicas de vida: etapas para preparar um lanche
Resolução de problemas
23. Etapas para resolver problemas
24. Etapas práticas para resolver problemas
25. Perguntas e respostas
Atenção e memória
26. Assistindo a comerciais de televisão 1
27. Assistindo a comerciais de televisão 2
28. Assistindo a comerciais de televisão 3
29. Assistindo a comerciais de televisão 4
30. Assistindo a comerciais de televisão 5
31. Assistindo a um noticiário na televisão
Orientação e memória
32. Jogo de cartas
33. Livro de Memórias
34. Registrando informações
35. Revisar programação diária
Interações sociais
36. Dar elogios
37. Tópicos adequados de conversação
38. Resolução de problemas: artigo de jornal/revista
39. Expressando opiniões: artigo de jornal/revista
Comunicação
40. Escrita: elaborar um e-mail
41. Compreensão de leitura: artigo de jornal/revista
42. Compreensão auditiva: artigo de jornal/revista
Leitura funcional
43. Cardápio de restaurante
44. Revista
45. Jornal
Gerenciamento de dinheiro
46. Orçamento semanal
47. Orçamento mensal
48. Resolução de problemas
Organização
49. Fazer listas
50. Criar uma lista de atividades (checklist)
Orientação na comunidade
51. Dicas básicas de segurança na comunidade
52. Segurança básica na comunidade: resolução de problemas 1
53. Segurança básica na comunidade: resolução de problemas 2
54. Segurança básica na comunidade: resolução de problemas 3
55. Orientação básica na comunidade
56. Shopping ou supermercado
57. Câmpus universitário
58. Museu
59. Biblioteca
60. Casa lotérica
75 Formulário de Documentação da Atividade de Reabilitação Funcional
80 Livro da Memória
81 Calendário
87 Planejamento semanal
91 Endereços e contatos importantes
92 Informações ou questões importantes
Adaptação brasileira:
Cristiane Boff
Psicóloga com pós-graduação em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, e Neuropsicologia pela UFRGS. Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-RS. Professora e supervisora dos cursos de Pós-graduação do Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade e do curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.
Tatiana Quarti Irigaray
Psicologia pela UFRGS e especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia pela UFRGS. É Doutora e Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem Pós-Doutorado em Psicologia pela PUCRS. Atualmente é Decana Associada e Professora Adjunta dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS. Também é Coordenadora do grupo de pesquisa Avaliação, Reabilitação e Interação Homem-Animal (ARIHA).
Camila Rosa de Oliveira
Psicóloga pela UFRGS, Mestre em Psicologia (ênfase em cognição humana) pela Pontifícia PUCRS, Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS e Pós-Doutora em Psicologia pela PUCRS. É professora do curso de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGP) da Faculdade Meridional IMED.